Contribuição à Gestão das Lagoas Costeiras: Conhecimento Tradicional, Técnico e Científico Associado ao Manejo dos Recursos Naturais da Lagoa de Carapebus, Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba - RJ.

por Marcos Cezar dos Santos publicado 02/09/2016 09h55, última modificação 06/03/2020 18h09

Orientadora: Professora Dra. Maria Inês Paes Ferreira

O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (PARNA Jurubatiba), criado em 29 de abril de
1998, localiza-se no nordeste do Estado do Rio de Janeiro e abrange os municípios de Macaé,
Carapebus e Quissamã. Possui 44 km de costa, abrigando 18 lagoas costeiras com alto grau de
preservação e importância ecológica. Dentre estas lagoas encontra-se a Lagoa de Carapebus
que possui duas características importantes: (i) está situada apenas parcialmente no interior do
PARNA Jurubatiba; e (ii) é utilizada para a prática pesqueira de uma comunidade de
pescadores artesanais locais, que vêm sendo reconhecidos como população tradicional por
diversos pesquisadores. O presente trabalho contempla o estudo de caso da Lagoa de
Carapebus como contribuição à gestão das lagoas costeiras brasileiras. Assim, o trabalho teve
por objetivo descrever como ocorre a relação dos pescadores artesanais locais com o órgão
gestor da Unidade de Conservação, estabelecer as bases para a assinatura de um acordo acerca
da pesca nos limites da UC e propor seus termos. O acordo proposto visa à preservação da
Lagoa de Carapebus e a garantia de sustento das famílias dos pescadores artesanais que ali
praticam sua atividade pesqueira. A metodologia utilizada neste trabalho pode ser dividida em
cinco etapas, a saber: (i) pesquisa bibliográfica e análise documental; (ii) análise de imagens
disponíveis na sede administrativa da Unidade de Conservação, além de imagens de satélites
disponíveis no programa “Google Earth”; (iii) observação participativa; (iv) elaboração do
instrumento de pesquisa - roteiros de entrevistas semi-estruturadas; e (v) tabulação e análise
do material coletado nas entrevistas. Durante o desenvolvimento da pesquisa foi constatado
que apesar da criação do PARNA Jurubatiba em 1998, a Lagoa de Carapebus enfrenta
atualmente diversas ameaças que comprometem sua integridade. A atuação dos órgãos
públicos relacionados à lagoa foi avaliada e pesquisada a percepção dos diversos atores
sociais envolvidos com a gestão da lagoa acerca da atuação do órgão gestor do PARNA
Jurubatiba. Os pescadores artesanais da Lagoa de Carapebus e seus métodos de pesca foram
identificados, sendo traçado o perfil típico dos pescadores que exercem a atividade pesqueira
nesse corpo hídrico. Suas propostas de manejo para a lagoa foram consideradas e discutidas,
sendo apresentadas também as pesquisas em andamento na Lagoa de Carapebus e a legislação
vigente. Durante o trabalho verificou-se que a proibição do exercício da pesca na Lagoa de
Carapebus por parte dos pescadores artesanais, não contribuiu para a preservação desse
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ecossistema, ao mesmo tempo em que colocou dezenas de pescadores na ilegalidade. As
propostas do Plano de Manejo do PARNA Jurubatiba para corrigir essa distorção foram
analisadas, tendo sido sugeridas mudanças para aperfeiçoamento das normas propostas. As
aberturas de barra da Lagoa de Carapebus foram discutidas, sendo descrito o histórico das
aberturas de barra da lagoa após a criação do PARNA Jurubatiba, as normas atualmente em
vigor acerca da abertura da barra, os atores sociais relacionados à Lagoa de Carapebus e sua
percepção sobre a abertura da barra, além de propostas para o manejo da mesma. A
capacidade dos pescadores artesanais da Lagoa de Carapebus de auto-regulamentar a pesca
foi analisada, sendo possível identificar as formas de apropriação dos recursos de uso comum
relativas ao corpo hídrico em questão. Foram ainda identificadas as principais representações
sociais dos pescadores da Lagoa de Carapebus, assim como a representação destes pescadores
no Conselho Consultivo do PARNA Jurubatiba. O trabalho discute ainda a situação atual das
populações tradicionais relacionadas à Unidades de Conservação Federais, identificando
experiências que vêm possibilitando a atividade pesqueira através de acordos de pesca. Por
fim é apresentado um modelo de Termo de Compromisso para estabelecimento de acordo de
pesca entre o órgão gestor do PARNA Jurubatiba e os pescadores artesanais, que espera-se
que contribua para uma gestão mais eficaz e sustentável dos recursos naturais protegidos pela UC.

Palavras-chave: JURUBATIBA, LAGOA DE CARAPEBUS, UNIDADE DE CONSERVAÇÃO, POPULAÇÕES TRADICIONAIS.

The National Park of Jurubatiba (PARNA Jurubatiba) created on April 29, 1998, is located in
the northeastern region of Rio de Janeiro State, covering Macae, Carapebus and Quissamã
cities. It has 44 km of coastline, 18 sheltered lagoons highly preservated and ecologically
important. The Carapebus lagoon which has two important features: (i) it is situated only
partially within the PARNA Jurubatiba, and (ii) it is used for the practice of fishing by a
community of local fishermen, who have been recognized as traditional population by various
investigators. This work studies Carapebus Lagoon in order to contribute to the management
of brazilian coastal lagoons . Thus, the work aimed to describe the relationship occurs as the
local fishermen with the national manager of the Protect Area, laying the foundations for
signing a fishing agreement within limits of the Conservation Unit (CU) and propose its
terms. The proposed agreement aims to preserve the Carapebus lagoon, also helping to insure
good livelihood conditions for local fishermen and their families. The methodology used in
this work can be divided into five steps, namely: (i) literature research and documental
analysis, (ii) analysis of images available in the CU’s administrative headquarters, along with
satellite images available in "Google Earth "(iii) participatory observation, (iv) development
of the research instrument semi-structured, and (v) tabulation and analysis of the material
collected in interviews. During the research development it was found that despite the
transformation of Jurubatiba into area National Park, in 1998, the Carapebus Lagoon
currently faces several threats that compromise its integrity. The performance of public
agencies related to the pond was evaluated and the perception of the various actors involved
in the management of the lake about the role of national manager of the PARNA Jurubatiba
was investigated. The fishermen of the Carapebus lagoon and their fishing methods were
identified and a typical profile of fishermen engaged in local fishing activity was traced. Their
proposals for the lagoon management were considered and discussed, and the research which
is in progress in the Carapebus lagoon was presented, as well as the related regulation already
applied in Brazil and legislation. During the study it was found that prohibiting artisanal
fishermen activities in Carapebus lagoon did not contribute to the preservation of that
ecosystem. Otherside, the prohibition put dozens of fishermen in illegality. Pegarding the
Management Plan of PARNA Jurubatiba, its original proposal to correct this distortion were
reviewed, thus suggesting changes for improving the proposed rules. The openings of
Carapebus lagoon is bar was discussed, and was registered the history of bar openings after
the creation of PARNA Jurubatiba, the rules currently used for opening the bar, the actors 11
related to Carapebus lagoon, their perception about bar opening and their proposals for
conducting the process. The ability of Carapebus lagoon traditional fishermen in the
Carapebus lagoon self-regulate fishing was analyzed, and the lagoon’s natural resources
forms of appropriation was depicted. The main social representations of fishermen from the
Carapebus lagoon, as well as the level of representation of fishermen in the Consultative
Council National Park Jurubatiba. Was also identified the current situation of traditional
populations in Federal Protected Area, identifying experiences that have allowed fishing
activity in CU’s with the aid of agreements fishing. Finally we present a model of
Commitment Term establishing a fishing agreement between the PARNA Jurubatiba is
administration and Carapebus lagoon artisanal fishermen, who are expected to contribute to a
more efficient and sustainable management of the natural resources protected by CU.

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